Os dilemas de um cientista social recém formado

Não fiz nenhum comentário até agora sobre minha formatura, ocorrida dia 27 de Janeiro. Talvez porque, esse rito de passagem, que rearranja minha situação de liminaridade, tenha um conteúdo muito mais formal do que prático. Não que eu negue sua importância, mas é que compartilho das reflexões de Bourdieu quando este afirma que o diploma, como legitimador da obtenção de determinado capital simbólico, serve apenas para aqueles que não o obtiveram. Essa problemática coloca para mim um dilema ético muito mais abrangente do que a prática profissional, que respaldada em legislação específica, tenho o direito a partir desse momento de exercer.

O balanço do #StopSOPA #SOPAblackoutBR

Dando uma pausa nas reflexões de faculdade, este post vem fazer um pequeno balanço do que foram as manifestações dos ativistas que lutam por uma Internet livre. Longe de querer mapear a capilaridade do movimento, de alcance global, pelo menos vamos tentar elencar alguns resultados importantes dessa batalha que já se desdobra em outras prerrogativas: o fechamento do site de compartilhamento de arquivos Megaupload - que configura flagrante retaliação ao movimento - e os ataques coordenados às instituições americanas, como resposta a essa medida.

O sujeito e suas diversas relações (2)

Continuando com a tímida reflexão sobre a idéia de sujeito...

O sujeito e suas diversas relações (1)

Dando início a série de posts que demonstram uma parte do cotidiano acadêmico de um estudante de ciências sociais, convido meus caros amigos filósofos a percorrerem por essas linhas, tortas linhas, e esmiuçarem minha tentativa de reflexão filosófica. Estou certo do meu amadorismo filosófico, mas a crítica constrói.

Estas linhas correspondem ao resultado de um trabalho para a disciplina de Filosofia. Dividirei em partes para que não fique extenso demais. Por hoje, fico somente com a introdução. Espero que pelo menos seja algo agradável para a leitura.

Uma série de posts

Estive revisitando alguns materiais da faculdade e uma idéia me surgiu: por que não escrever as modestas reflexões desse estudante de ciências sociais (agora formado)?
Estas reflexões são resultado de trabalhos e avaliações e acabam representando, agora, parte de minha trajetória de estudante.
Essa idéia veio acompanhada de duas necessidades: 1) a vontade de transformar reflexões materializadas em papel em reflexões materializadas por meio de bits. Digitalizar conhecimento é o prelúdio de outra necessidade; 2) a de compartilhar esses escritos para apreciação crítica de quem quer que seja ou, como diria Marx sobre algum de seus manuscritos sem a intenção de plubicação, para "a crítica roedora dos ratos", nesse caso, "ratos virtuais". Rs.


Espero que seja agradável!

Quando o inesperado invade nossos planos

Dia 02 de Dezembro de 2011 ficará marcado em minha memória até o fim de meus dias. Na minha memória e daqueles que se desesperaram, compartilhando comigo angústia, dor e aflição. Foram essas sensações e sentimentos que subsidiaram a invariável circunstância de experimentar a morte de um grande amigo, de não encontrar explicação, pelo menos por meios lógicos, da possibilidade de estar escrevendo esse texto sem qualquer prejuízo maior do que uma fratura do "Úmero Proximal" e de uma lesão parcial de um tendão.